CENTRAL DE ATENDIMENTO
24 HORAS
31 4020-5636
CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA
0800 031 7100
DEMAIS REGIÕES.

Fuja das Doenças de Inverno

Veja as principais doenças desta estação e como se prevenir

Na estação de inverno, as pessoas tendem a se concentrarem mais em locais fechados, o que facilita o alastramento de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças. Neste tempo frio, na medida que o ar fica seco e frio, ele se torna carregado de partículas de poeira e poluição, e em contrapartida, o nosso sistema respiratório precisa trabalhar mais. Se você não tomar alguns cuidados e ter boas práticas de saúde, você ficará propício a essas doenças. Confira as principais doenças de inverno e como se prevenir:

1. Resfriado Comum
Os sintomas são: coriza, congestão, dor de garganta e espirros. Normalmente causados por um vírus, os resfriados duram cerca de uma semana e podem ocorrer várias vezes ao longo do ano, mas normalmente não resultam em sérios problemas de saúde.

Prevenção: a melhor maneira de evitar qualquer infecção é lavar as mãos regularmente, desinfetar as superfícies mais comumente tocadas, manter a boa saúde com boa alimentação, atividade física regular e sono adequado.

 

2. Gripe
A gripe apresenta febre, mal-estar e tosse seca. Pode durar mais de uma semana e os sintomas são muito mais fortes que os dos resfriados comuns.

Prevenção: vacinando contra a gripe, especialmente se você se enquadra em um "grupo de risco", que inclui idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Embora a vacina não proteja contra todos os tipos de vírus, ela pode reduzir o risco de contrair a gripe.


3. Pneumonia
Pode ser resultado da gripe, porque as infecções virais diminuem a capacidade do corpo para resistir à bactéria. Os sintomas geralmente começam com febre e tosse.

Prevenção: tome a vacina contra a gripe, pois esta é a causa comum da pneumonia. A vacina pode ajudar na proteção. Fique longe de amigos ou familiares que estão doentes e evite fumaça de cigarro.


4. Sinusite
É a inflamação dos seios perinasais e pode ser um indicador de condições mais graves. Estas infecções são frequentemente causadas por vírus, por isso é melhor tentar descongestionantes baseados em corticosteroides, analgésicos e anti-histamínicos.

Prevenção: comer frutas e vegetais embalados com antioxidante em abundância, evitar o fumo e os poluentes, beber muitos líquidos e considerar o uso de um umidificador.


5. Rinite e asma brônquica
Ambos os problemas podem ser causados por alergias que pioram durante o tempo mais frio. Respirar um alérgeno como poeira geralmente desencadeia a rinite e os sintomas incluem coriza e espirros. A asma brônquica é uma inflamação dos brônquios, as passagens que levam o ar para os pulmões, o que provoca tosse e falta de ar.

Prevenção: fique longe de fumantes e pessoas com resfriados, coma muita fruta e vegetais frescos, tenha uma atividade física regular e use medicamentos antialérgicos recomendados por um médico.


6. Otite
Também conhecida como infecção no ouvido, é mais comum no verão. No entanto, infecções comuns no frio como congestionamento e rinite nasal podem te pôr em risco de otite também.

Prevenção: tome cuidado com as doenças mencionadas acima e não deixe que os sintomas da congestão nasal se estendam por um longo tempo. Proteja os seus ouvidos contra o vento frio, com lenços chapéus e casacos para prevenir infecções de ouvido.

Manual - Impressão de boletos VIVAMED

Como imprimir seu boleto VIVAMED